19 Set 2018

Colorimetria

A colorimetria é uma ciência e tecnologia  usada para quantificar e descrever fisicamente  a percepção humana da cor. Nas artes gráficas utilizamos a colorimetria em diversos tipos de calibração como:

• Calibração de provas digitais;

• Calibração de monitores;

• Criação de cores especiais - devido a essa característica é muito comum sua aplicação em laboratórios de tinta dentro da gráfica.

Os equipamentos utilizados que possuem funções colorimétricas são os espectrofotômetros, espectrodensitômetros e colorímetros.

 

 

ESPECTROFOTÔMETRO E ESPECTRODENSITÔMETRO:

De aplicação bastante abrangente, o espectrofotômetro é capaz de ler a curva eletromagnética contida na luz e através dela nos informar:

• A curva espectral e a reflectância em cada faixa espectral. Através da curva espectral é possível saber se 2 cores são iguais ou metaméricas, por exemplo;

• O valor colorimétrico da cor medida em LAB. Com essa informação é possível identificar a cor e caracterizar dispositivos de impressão;

• Densidade e seus atributos: Isso mesmo, um espectrofotômetro também tem a função de densitometria.

Mas existe ainda algumas diferenças entre os espectrofotômetros:

• Com visor e com medições únicas e manuais. São os espectrofotômetros utilizados nos ambientes de impressão e tem por função ou atuar como densitômetros ou como colorímetro comparador de cores especiais. São utilizados também em laboratório de tintas como base e certificação de tintas especiais feitas a partir de bases primárias e geralmente nesse caso são conectados a computador e utilizam software específico. Entre eles existem diversos níveis de  precisão, e geralmente essa grandeza está ligado diretamente ao preço pago por ele.Ex: Ihara S900, X-Rite 939.

• Sem visor e com medições manuais e automáticas. São os espectrofotômetros utilizados geralmente para calibração de prova digital e são obrigatoriamente ligados a computadores. Sua aplicação no entanto é muito diversificada. É possível utilizar todas as funções de um espectrofotômetro, mas precisam que o software tenha essa função. Devido a isso conseguimos: calibrar monitor, calibrar prova, medir densidade e ganho de ponto, fazer leituras LAB, etc. Ex: Eye-one.

COLORÍMETRO: Não é comum encontrar um colorímetro para medir apenas valores LAB. Normalmente eles são encontrados como funções dentro de um espectrofotômetro. Entretanto os colorímetros vendidos no universo gráfico tem uma função bem específica: calibrar monitor. Ex:Eye-one display, Pantone huey

A DeltaE é especializada em gerenciamento de cores, oferecendo serviços e equipamentos para que sua empresa obtenha o melhor resultado colorimétrico.