18 Nov 2018

O que é Cor?

olhos1

       Se você procurar definições de cor pela internet encontrará muito material falando da reflexão da luz, falando dos sistemas de cores, falando do espectro visível, falando do comprimento de onda, enfim… falando as mesmas coisas de maneiras diferentes, mas vamos resumir um pouco e esquecer todos os termos técnicos que definem a cor para simplificar o entendimento. O que é cor? Cor é a luz que chega aos nossos olhos, bom… não exatamente a luz propriamente dita, mas sim a forma como interpretamos essa luz.

       A cor não tem existência material. Ela é apenas uma sensação que temos ao decodificar a reflexão da luz que chega aos olhos. Cada objeto que existe ao nosso redor quando atingido pela luz absorve uma parte dela e reflete o restante, é esse restante que nós captamos e interpretamos como cor.

Exemplo de Cor v4

       Quando falamos em luz, a cor branca é o resultado da sobreposição de todas as cores, ou seja, quando o objeto reflete toda a luz que recebe. A cor preta é o contrário pois o objeto absorve toda a luz recebida e não há nada sendo refletido de volta.

       Vamos exemplificar esse funcionamento com um exemplo prático, imagine que você tenha uma camisa vermelha, sua camisa parece vermelha ao longo do dia pois ela absorve a maior parte da luz e rejeita apenas a parte vermelha que acaba sendo refletida em todas as direções até chegar aos seus olhos. Aí você vai a uma festa com essa mesma camisa e nessa festa o ambiente está iluminado com refletores de led alternando entre as cores vermelho, verde e azul, se você prestar atenção na sua camisa verá que durante a luz vermelha sua camisa continua parecendo vermelha, pois ao chegar vermelho ela reflete o vermelho, mas quando o refletor muda para as cores verde e azul você não terá mais a cor vermelha na fonte de luz, que é a única cor que sua camisa reflete, logo sob as luzes verde e azul sua camisa não vai refletir nada e parecerá preta.

       Até aqui demos uma resumida no conceito básico, obviamente existe um mundo muito maior por traz das cores e quem quiser se aprofundar no assunto vai precisar entrar nos detalhes mais técnicos, vai precisar conhecer mais sobre os sistemas de cor, síntese aditiva e subtrativa, espaço de cores LAB, perfil de cores, conversão de cores, medição de cor, deltaE entre 2 cores, e outros pontos mais. Mas a DeltaE está aqui justamente para lhe auxiliar em todas essas questões, seja implantando um gerenciamento de cores, ou lhe ensinando a criar o seu próprio sistema de controle.