18 Nov 2018

Prova Digital

No fluxo de trabalho de imagens digitais, entre a captura e a impressão, geralmente um documento é processado por uma série de equipamentos e operadores. Devido às diferenças na forma como os equipamentos apresentam, processam e reproduzem as cores, pode haver igualmente diferenças entre os documentos originais e os reproduzidos. Além disso, os fatores humanos também têm impacto, pois pequenas alterações efetuadas por um operador podem resultar em grandes discrepâncias no fim do processo.

De uma maneira geral, a prova consiste num contrato entre o cliente e a gráfica para imprimir de maneira única depois de aprovada. A prova é considerada um espelho do resultado final pretendido e pode ser utilizada como referência para avaliar a produção impressa.

Se o produto final do processo de impressão estiver suficientemente próximo da prova, é considerado contratualmente aceitável. Por outro lado, se existirem discrepâncias significativas entre as impressões e a prova, a sua resolução é da responsabilidade da gráfica.

Este método é chamado de prova física ou prova contratual, pois a prova serve de referência contratual e porque na maioria das vezes toma a forma de uma prova tangível e laminada, considerada suficientemente boa para antever as cores da impressão.

Infelizmente, o método acima descrito revela-se muitas vezes inconveniente: as impressoras podem estar em mais do que um local remoto, os custos e o tempo de produção da prova física podem ser demasiado altos. No entanto, existe um método de prova alternativo, chamado PROVA DIGITAL, que representa uma alternativa financeiramente superior à mais cara e morosa prova física.

A principal diferença entre a prova digital e a prova física é que na primeira o documento de referência não necessita passar por todo o processo de impressão, economizando tempo, insumos e mão de obra especializada. No sistema de prova digital o documento é impresso por uma impressora digital em alguns instantes logo após a visualização num monitor de computador. Estas vantagens oferecem um maior grau de satisfação do cliente, previsibilidade e consistência.