19 Set 2018

Calibração de Monitor

CalibraçãoTela.jpg

 

Calibrar um monitor significa ajustá-lo de forma que ele esteja em conformidade com uma especificação conhecida.

Depois do monitor calibrado, o utilitário de criação de perfil permite salvar um perfil de cor. Esse perfil descreve o comportamento das cores do monitor, ou seja, as cores que podem ou não ser exibidas no monitor e como os valores de cor numéricos em uma imagem devem ser convertidos para que essas cores sejam exibidas com precisão.

Para calibrar um monitor é necessário utilizar software e dispositivos de medição chamado colorímetro.
O colorímetro cria perfis precisos e mede as cores exibidas em um monitor com muito mais exatidão do que o olho humano. Com o tempo, o desempenho do monitor se altera e decai por isso é necessário que ele seja recalibrado.

Há algumas observações que temos que tomar quando se fala em calibração de monitor, a calibração vem a trazer benefícios para se ter um padrão de cores definido e desejado, porém a vizualizaçãio correta das cores no monitor não depende apenas da calibração em si, toda a padronização do ambiente onde o monitor se encontra deve ser padronizado como a cor das pareces, a iluminação, fontes de luz extras vindas, por exemplo, de janelas e até mesmo a roupa que o operador está usando, estas entre outras fontes que possam dar a alteração das cores na hora da vizualização. Portanto devemos nos atentar a estes fatores antes de fazer uma calibração.