18 Nov 2018

Formulação de tinta

Usualmente a formulação de tinta dentro de uma gráfica que produz embalagens é realizada por uma pessoa com bastante tempo de casa e com profunda experiência em cores. Entretanto essa técnica é bem artesanal e requer um controle muito absoluto no que diz respeito ao substrato que será utilizado bem como a iluminação onde o produto final ficará exposto.

É importante entendermos alguns aspectos antes de explicarmos o que um sistema de formulação de tinta poderia fazer por sua empresa:

Metamerismo: Dizemos que duas tintas são metaméricas quando se analisarmos ela em um padrão de cor de luz (como D50) e elas se mostrarem iguais perante o nosso olho e quando analisarmos em um segundo padrão (como D65) e elas parecerem diferentes. Isso acontece devido ao fato de que os pigmentos não possuem a mesma curva espectral e por isso ao selecionar fontes diferentes de luz se comportam diferentes do padrão. Isso são características dos pigmentos de tinta.

Influência do substrato: Quanto mais clara for a tinta aplicada a um determinado suporte, maior será sua variação devido a cor por causa do substrato. Cartões e papéis com tonalidades diferentes são muito comuns e influenciam diretamente no resultado final da cor.

A formulação de tinta feita através de um software acompanhado de espectrofotômetro é capaz de eliminar essas duas variantes, reaproveitar tintas antigas e por isso proporcionar muita economia e agilidade.

A DeltaE apresenta o sistema IHARA MatchPlus de formulação de tinta onde é possível:

• Reaproveitar tintas antigas que não são mais utilizadas e que estão apenas ocupando espaço na prateleira;

• Cadastrar tintas por custo de aquisição/aproveitamento e no momento de escolher a formulação solicitar que seja feita uma tinta mais barata;

• Formular tinta que tenham o menor índice metamérico, para que o produto final possa ser visualizado no maior número possível de iluminação mantendo o resultado igual ao padrão do cliente;

• Automaticamente muda a formulação de acordo com o papel a ser utilizado;

• Combina a utilização de balanças de precisão e produção em conjunto com o aprovador de cores com puxada automática.

MatchPlus é um sistema simples e intuitivo de formulação de tinta. Combina fácil de usar o software e hardware para produzir rapidamente uma combinação perfeita de cores. Metamerismo, a comparação dos dados espectrais, e a produção de grandes lotes podem ser analisadas com facilidade.

As cores personalizadas podem ser produzidas rapidamente e com precisão. Além disso, o tempo de produção, precisão de cores e redução de resíduos pode ser melhorado significativamente.

O sistema de MatchPlus inclui o seguinte:

• Espectrodensitômetro IHARA S900

• Software MatchPlus

• Balança de precisão

• Proofer.