18 Nov 2018

Gerenciamento de cores para Flexografia

No mundo digital, o gerenciamento de cores é a única abordagem profissional para a produção gráfica e fotográfica.

Baseado em métricas e processos estruturados, ele possibilita garantir cores consistentes durante todo o processo de produção de conteúdo digital. Para tanto, o gerenciamento de cores consiste não só na calibração básica de prova digital e monitor, mas também na calibração de todos os demais equipamentos utilizados na pré-impressão e impressão, fazendo com que a prova final, assim como o impresso final tenha uma maior sustentabilidade, confiabilidade e qualidade.

Um gerenciamento de cores eficiente é mais do que o simples manejo de um software ou da criação de perfis para os equipamentos de uma empresa. Vai muito além da tecnologia. Sua implantação envolve mudanças no processo e no fluxo de trabalho, o que significa a renovação de velhos hábitos e costumes. Seu custo e complexidade são proporcionais à exigência de precisão do cliente.

Para usuários com demandas mais simples, o investimento se restringe ao equipamento e software para calibração de monitores. Para demandas profissionais e mais complexas, são necessários softwares, monitores e equipamentos de medição especializados, que oferecem precisão nos perfis e na conversão de cores. Seu valor é, certamente, diretamente proporcional à qualidade do serviço que oferece.

O processo inicia-se pela linearização do clichê. A impressora flexográfica passa por um processo de revisão e ajuste de todos os itens responsáveis pela qualidade da cor. Só então, é impresso um testform com um conjunto de cores denominado testchart, tendo como base padrões densitométricos específicos da análise personalizada de cada tinta. A impressão final deste teste será a responsável pela criação do Perfil ICC, que guiará o resultado da prova digital impressa e eletrônica, além de ser responsável pela conversão exata das cores do modo RGB para CMYK. Ou seja, o gerenciamento de cores é o conjunto de métodos e tecnologias que permitem o controle preciso das cores, assegurando sua coesão ao longo de todo o procedimento gráfico. Ele é necessário para garantir o alinhamento das cores durante todo o processo gráfico, que vai da criação até a impressão final.

A DeltaE é especializada em gerenciamento de cores e oferece todo o suporte para alcançar resultados de qualidade profissional, aproveitando o que a tecnologia tem de melhor e transformando-a em vantagem competitiva.